Skip to main content

DIA 21 VAI TER ECLIPSE DO SOL

O fenômeno de encobrimento total ou parcial de um astro pela sombra de outro corpo celeste conhecido como eclipse poderá ser apreciado pela população pernambucana no próximo dia 21, quando só uma parte do sol ficará visível. A previsão é que o evento aconteça entre as 16h28 e 17h16, quando deve ocorrer o auge do fenômeno, que poderá ser visto no Observatório Astronômico de Olinda, localizado no Alto da Sé.

Excepcionalmente o Observatório – que normalmente só funciona de terça-feira a domingo, das 16h às 20h – abrirá ao público no dia 21, uma segunda-feira. Para quem está no Brasil, o eclipse solar poderá ser observado de forma parcial nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Na América do Norte e Caribe, o eclipse solar será total.


Nos Estados Unidos, desde 1979, não se observa um fenômeno do tipo. Este será o segundo eclipse solar de 2017, porém o de maior significância. Em 26 de fevereiro, ocorreu um eclipse solar do tipo anular, visível apenas no centro sul da América do Sul, no centro-sul da África e na Antártida.

Deixe uma resposta