Skip to main content
Blog Observatório de Olinda

BRITÂNICOS VÃO ENSINAR COMPESA A NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA

Governo do Reino Unido firmou convênio com a Compesa a fim de repassar à empresa tecnologia que permita encontrar soluções eficientes de redução, monitoramento e controle das perdas em sistemas de abastecimento de água em Pernambuco. O objetivo é atingir padrões mundiais de eficiência. Hoje a Compesa ainda amarga perdas da ordem de 50% da sua produção com vazamentos e roubo de água.

A parceria é uma das ações do Projeto Água Urbana Inteligente, que é um braço do Programa Cidades do Futuro, iniciativa realizada por meio do Prosperity Found, Fundo Prosperidade – financiado pelo Governo Britânico. Estão previstos investimentos de cinco milhões de libras, o equivalente a R$ 25 milhões, nos próximos quatros anos.

O Memorando de Entendimento celebrado entre as duas entidades foi assinado pelo presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa, Roberto Tavares e pela Ministra Conselheira do Governo do Reino Unido, Emily Shirtcliff.


A parceria se iniciou em novembro do ano passado, quando a Compesa foi escolhida a partir da indicação do Banco Mundial (BIRD), que já acompanha o trabalho da empresa há mais de dez anos. O presidente da Compesa lembra que Pernambuco está situado em uma área semiárida, com escassez de água em 90% do seu território.

A Ministra Conselheira do Governo do Reino Unido, Emily Shirtcliff, explicou que a parceria com a Compesa está priorizando ações de combate às perdas de água com uso de novas tecnologias que possam permitir um melhor controle da água produzida e que irá repassar a expertise utilizada na Inglaterra nessa área, para que possam ser implementadas soluções inteligentes que busquem resolver esse problema.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4469