Skip to main content

SERVIÇOS GRATUITOS DO PROJETO COLMEIA NO VARADOURO HOJE

O projeto Colmeia Comunidade, realizado pelo Sesc Pernambuco em parceria com a Prefeitura Municipal de Olinda estará no Varadouro hoje (3), das 8h às 16h, na Escola Estadual Guedes Alcoforado, na Avenida Joaquim Nabuco, 838. Na ocasião haverá emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito. Também será possível tirar a carteira de estacionamento do idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência, além de outros 60 serviços como o cadastro do Vem Livre Acesso e do Bolsa Família.

Para este programa, é necessário que os moradores sejam maiores de 18 anos e apresentem os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, do título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência. No caso de gestantes, é preciso o cartão do pré-natal. Para cadastrar crianças e adolescentes de 6 a 15 anos é pedido o registro de nascimento e a declaração escolar.

Orientações e informações sobre o direito previdenciário e assistencial, simulação de contagem de tempo de serviço e o agendamento de benefícios serão realizados pelo INSS. Informações jurídicas na área cível, como direito da família, consumidor, responsabilidade civil, contrato e direito de sucessões serão passados pela Faculdade Estácio FIR.

Já entre os serviços de saúde, a Fundação Altino Ventura estará realizando 40 exames oftalmológicos. Serão oferecidos aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, colesterol e hepatite B e C, recomendações nutricionais a partir do diagnóstico físico-funcional. Haverá palestra sobre higiene bucal, orientação sobre a escovação dentária com o escovódromo e aplicação de flúor. O Hemope estará presente informando sobre o processo de doação de sangue e da medula óssea.

ALIMENTAÇÃO – A Secretaria de Saúde de Olinda participa com o exame de hanseníase e orientação sobre a doença, informações sobre  tuberculose e distribuição de material informativo; e ação educativa com a Operação Lei Seca. Já o Banco de Alimentos do Sesc fará oficina sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Quem quiser também poderá cortar o cabelo e aprender a preparar o currículo para o mercado de trabalho.


O Detran levará atendimento comercial oferecendo o histórico de nada consta de multas, informações da pontuação da carteira de habilitação, emissão de taxas, atualização de endereço e consulta de débitos. Já com a Celpe é possível fazer o cadastro de baixa renda, a ligação nova, parcelamento, troca de titularidade e a solicitação da segunda via. A Compesa vai movimentar oficina de puff com garrafa PET e apresentar a exposição do projeto Olinda mais Água.

PROJETO – O Colmeia Comunidade começou a ser realizado em setembro de 2016. A iniciativa conta com a parceria da TV Globo, do Senac, Hemope, Naphe, Secretaria Estadual de Saúde, INSS, Detran, Secretaria de Saúde e de Assistência Social, Compesa, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Cebrac, Faculdade Estácio FIR e Celpe.

 

Deixe uma resposta