Skip to main content

CÂMARA DE OLINDA É A PRIMEIRA DO BRASIL E COMEMORA 470 ANOS EM ABRIL

O presidente da Câmara Municipal de Olinda, vereador Jorge Federal, encaminhou ao Senado Federal e a Câmara dos Deputados solicitação para que seja realizada sessão comemorativa dos 470 anos do “primeiro parlamento municipal do Brasil e uma das primeiras casas legislativas da América.”

Fundada em 15 de abril de 1548, a Câmara de Olinda terá, durante o ano de 2018, a realização de diversos eventos que irão celebrar sua importância desde o período do Império e na conquista da República no Brasil. Para tanto, o vereador Jorge Federal esteve em Brasília em contato com os ministérios da Cultura e do Turismo.

HISTÓRIA – A primeira referência documental à Câmara de Vereadores de Olinda está na carta enviada por Duarte Coelho ao Rei de Portugal, Dom João III, datada de 15 de abril de 1548, um ano antes da implantação, pelas cortes de Lisboa, do sistema de Governo Geral, com sede em Salvador.


A Câmara de Olinda – na época sede da capital de Pernambuco – teve fundamental importância nos dois primeiros séculos da colonização portuguesa, a expansão definitiva do mercantilismo, como também a formação de uma nação, o Brasil.

No final do Império, um integrante da Câmara Municipal de Olinda, Bernardo Vieira de Melo, que dá o nome a casa legislativa, se antecipou ao mundo político ao dar o primeiro grito de República no país. “Até os dias de hoje, a Câmara Municipal de Olinda tem desempenhado papel de vanguarda no poder legislativo nacional, daí a importância de comemorarmos os seus 470 anos de existência,” concluiu o vereador Jorge Federal.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: