Skip to main content

AV PRESIDENTE KENNEDY VAI COMPLETAR 50 ANOS E DEVE MUDAR DE NOME

Umas das principais vias da cidade – inaugurada em 1968 com o nome do ex-presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy – precisa passar urgentemente por uma requalificação total. Isto é fato. Após o desastroso projeto executado na gestão Renildo Calheiros, a Prefeitura de Olinda deveria aproveitar a reforma para mudar também o nome do logradouro. Com todo respeito ao ex-presidente dos Estados Unidos, mas Olinda tem personagens que merecem muitos mais do que ele a homenagem.

Nomes como Duarte Coelho, Bajado, Barreto Guimarães, Ubiratan de Castro, O lorde, entre outros, poderiam “rebatizar” a nova avenida, ressaltando a identidade com a cidade. Afinal de contas, ninguém da família Kennedy jamais esteve em Olinda e muito provavelmente nunca soube de tal homenagem.

HISTÓRICO – A Avenida Presidente Kennedy foi inaugurada em 1968 na gestão do prefeito Benjamin de Aguiar Machado. Apesar de ter sido aberta com o traçado atual, os seis quilômetros da via não eram pavimentados. O asfalto foi sendo aplicado por etapas e a conclusão só se deu em 1973.

A abertura da importante avenida foi motivada originalmente pela instalação da indústria de bebidas Antarctica, em 1969, e pela construção do bairro de Jardim Brasil, cuja “pedra fundamental” foi lançada em 24 de agosto de 1968.


Após muitas queixas da população, no dia 16 de abril de 1972, o então prefeito Ubiratan de Castro anunciou a pavimentação da Avenida Presidente Kennedy, com 30 metros de largura, ligando o bairro de Santa Tereza a Águas Compridas. A obra começou no dia 29 de agosto de 1972 e em março de 1973 foi concluída.

Em outubro de 2008 começou a última e atual reforma, concluída em 2013. Era para melhorar a pavimentação, a drenagem, a sinalização horizontal e estabelecer um novo modelo de sistema de transporte, mas deu no que deu.

Então que venham as mudanças necessárias. Inclusive do nome!!!

Deixe uma resposta