Skip to main content

ACADEMIA DE SANTA GERTRUDES FARÁ HOMENAGEM AOS ANOS 80

Em uma lamentável coincidência – um dia após a notícia do falecimento de Kid Vinil – a Academia de Santa Gertrudes fará uma homenagem aos Anos 80 durante a abertura dos seus 38ºs Jogos Internos, hoje (20), a partir das 18h. O tema deste ano é “Movimentos Culturais do Brasil” e dentre as várias facetas das manifestações artísticas brasileiras haverá um destaque especial para a cultura pop desenvolvida a partir dos anos 1980.

Bom para os estudantes que vão conhecer parte de uma das épocas mais criativas e efervescentes das artes no Brasil e melhor ainda para os pais, que vivenciaram este momento e poderão relembrar a infância e adolescência.  Além dos Anos 80 haverá referências também à Tropicália e ao Mangue Beat.

De acordo com o aluno do 9º Ano Pedro Manoel, 13 anos, a pesquisa sobre os movimentos de rock brasileiro dos Anos 80 foi surpreendente para o grupo de estudantes que preparou o evento, principalmente no que se refere à multiplicidade de temas explorados pelas bandas. Eles farão referência ao Rock In Rio (1985), uma análise da influência do rock na juventude e a simulação de um programa de rádio da época.


“No começo a gente pensou que tudo era só diversão, animação. Mas depois percebemos que havia um tom muito crítico em relação ao governo e à sociedade da época. Aspectos que infelizmente não existem nas músicas da atualidade onde predomina a completa alienação, vulgaridade e a destruição dos valores”, analisou com bastante propriedade o adolescente.

Deixe uma resposta