Skip to main content

12 DE MARÇO 2017 – UMA NOVA CARTA PARA OLINDA

Conta a história que as colinas da Marim dos Índios Caetés, onde hoje situa-se o Sítio Histórico de Olinda, começaram a ser ocupadas pelo então donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, em 1535. Dois anos depois, no dia 12 de março de 1537, ele enviou carta ao Rei de Portugal descrevendo todas as belezas e potencialidades da nova terra. Este documento é conhecido como “Foral” e a partir dele adotou-se a data de hoje como aniversário da cidade.

O nome “Olinda” teria sido concebido após o êxtase provocado no português pela bela vista proporcionada dos altos, inspirando-o a dizer a famosa frase: Oh linda!!! Situação para se construir uma vila. Nascia desta maneira a cidade que se tornaria mãe da atual capital Recife e uma referência brasileira nos momentos históricos mais importantes deste País.

Hoje quando comemoramos seu 482º aniversário já não há mais uma Olinda tão bela e impactante como aquela que foi fonte de inspiração e encanto para o seu fundador. Ao longo de sua história Olinda foi sofrendo agressões que causaram inúmeros prejuízos à sua natureza, à sua história, à sua geografia, à sua economia, à sua alma, enfim.

É dentro deste contexto desfavorável e ao mesmo tempo desafiador que hoje está nascendo o projeto Observatório de Olinda, um grupo de comunicação que pretende contribuir com a cidade e sua gente avaliando e propondo soluções para os problemas que enfrentamos diariamente no trânsito caótico, nos postos de saúde sucateados, nas escolas públicas sem qualidade, na falta de segurança etc.


Nosso site será feito por gente daqui, que vive aqui e que se alimenta das coisas daqui. Gente que aprecia as nossas lendas, os nossos artistas, a brisa do nosso mar azul, a visão panorâmica do Alto da Sé, as feiras de Peixinhos ou de Rio Doce, e, por que não, também quer saber o que acontece em lugares como o agora famoso “Beco da Marinete”, no Alto da Bondade ou no Jardim Brasil.

Aqui nós vamos mostrar a Olinda dos cartões postais e a Olinda suburbana que poucos conhecem. Ambas importantíssimas. Feitas de famosos ou anônimos que contribuem diariamente para que Olinda seja única no mundo. Estamos escrevendo uma nova carta, um novo Foral de Olinda, junto com todos vocês.

Obrigado Olinda. Chegamos!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4469